Jardim sustentável: Renovação e consciência

Você quer ajudar a natureza? Essa dica super sustentável de reciclagem, é para quem deseja renovar o jardim!
Comece pelos vasos. Ao invés de comprar novos, reaproveite os recipientes usados da sua casa… Pode ser desde aquela xícara que você não usa mais, até bacias e baldes!
Mas para utilizar recipientes usados, você precisará tomar alguns cuidados:
Lavar muito bem as vasilhas, eliminando qualquer vestígio de elementos tóxicos (ferrugem, produtos químicos como cloro, ácidos e detergentes), para que as plantas não sejam contaminadas.
Impermeabilizar a parte interna de cada recipiente, aplicando uma camada de tinta ou revestimento impermeabilizante. Com esse procedimento, a durabilidade do vaso aumentará e também evitará que qualquer produto químico do utensílio possa contaminar a planta.
Optar por materiais resistentes, que suportem bem as mudanças climáticas e que não absorvam muito calor, pois isso pode ressecar a terra e matar a flor. Caso vá utilizar recipientes metálicos, escolha plantas com maior resistência à temperatura e à falta de umidade.
Observar o tamanho da planta e de sua raiz. Aquelas que têm raízes maiores e mais fortes devem ser plantadas em recipientes grandes e resistentes. Já as plantas com raízes mais finas podem ser cultivadas em jarras, utensílios de vidro e de outros materiais mais delicados.
É muito importante antes de iniciar o plantio, que você conheça as características da planta escolhida! As condições que você oferecer serão importantíssimas para o crescimento e desenvolvimento dela!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*