13 dicas para Pintar as Paredes sem erros

Sem errar na cor:

1- Cores não são para a vida toda. Logo, não tenha medo de ousar. Se em alguns meses você enjoar, troque. Hoje em dia muitas tintas não têm cheiro forte, e em poucas horas sua parede fica nova.
2- Uma casa toda branca é sem graça. A menos que ela fique às margens do Mediterrâneo. E mesmo assim… É a cor para quem não quer errar. Mas tudo branco é uma chatice. A casa fica sem emoção.
3- Preto e branco, com alguns toques de vermelho, fica bonito e satisfaz. O branco ajuda na luminosidade, enquanto o preto deixa alguns ambientes mais dramáticos, como na cozinha e no dormitório.
4- Pintar uma parede de uma cor diferente é um velho truque na decoração. Quase sempre, o objetivo é dar charme a um ambiente apagado. Investir em obras de arte funciona muito mais do que sair colocando cores nas paredes sem muito critério.
5- Prefiro pintar um ambiente inteiro na mesma cor. Pintar uma só paredinha pode ficar “babaca”. Não tenha medo de fechar um ambiente com uma cor forte.
6- Pintar o teto da mesma cor das paredes pode ajudar a melhorar a sensação de espaço quando o pé-direito é baixo. Mas se o pé-direito for alto demais (sortudo você!), pinte de uma cor bem escura. O espaço ficará mais aconchegante.
7- Cozinhas brancas com cara de laboratório são uma chatice! Coloque cores vivas, por favor. Se parte dela não for azulejada, use uma cor interessante para quebrar a monotonia. Ou pinte o teto de outra cor.
8- Lavabos podem (e devem) ter cores surpreendentes. Ambientes nos quais passamos pouco tempo podem se dar o luxo de chocar sem cansar. O mesmo vale para halls de entrada.
9- Estofados não precisam ser mais escuros do que as paredes. Isso é mito!
10- Fosco, acetinado ou brilhante? Para paredes brancas, fosco. Para portas e janelas brancas, acetinado. Brilhante pode funcionar em alguns casos, mas prefiro evitar. Paredes com cores muito fortes, como azul petróleo, são perigosas. Se você usar uma tinta fosca, a pintura mancha facilmente. E se você usar acetinado, as imperfeições da superfície das paredes vão aparecer ainda mais.
11- Dormitório com cores escuras, como, Chumbo, azul marinho, verde escuro. Elas deixam o espaço um pouco menor, mas tudo bem, porque fica muito mais gostoso. Essa dica também vale para salas de TV e home theaters. Já reparou que os cinemas são todos meio escurinhos? Imagine que horror entrar em um cinema branco.
12- Se você tem dúvida quanto à cor da cortina, use branco. Vai combinar com qualquer outra cor de parede. Não se preocupe. Dê preferência a um tecido sem muito brilho.
13- Faça testes antes de escolher uma cor em casa. É possível comprar amostras e experimentar em uma parede. Você mesmo pode fazer isso com o rolinho de tinta. Acertar uma cor logo de cara não é fácil, mesmo para profissionais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*