Afinal, o que são as lâmpadas LED?

Provavelmente, você deve ter ouvido falar nas lâmpadas LED, mas você sabe qual a diferença entre essa e os demais tipos de lâmpada?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que as lâmpadas do tipo LED não são algo propriamente novo. Lembra da luz do seu antigo relógio digital? Ou da luz do botão de stand by de aparelhos eletrônicos? Pois é, essa é a luz do tipo LED.

lampadas-led

Na tradução literal, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz. Os diodos são materiais semicondutores que compõem o LED, além disso, há mais dois componentes presentes nesse tipo de lâmpada – um positivo e outro negativo – assim quando a corrente elétrica passa pela lâmpada, esses componentes reagem entre si e emitem a luz.

A principal diferença entre a lâmpada LED e as comuns, é que na LED é o próprio material que acende e não um conjunto de filamentos.

A maior vantagem de optar por lâmpadas desse tipo é a economia, já que uma lâmpada do tipo LED necessita de menos energia para produzir luz. Para se ter uma ideia do quanto pode ser vantajoso: uma lâmpada comum necessita de 80 w para funcionar e uma lâmpada LED necessita apenas de 20 w.

Inicialmente, o custo da lâmpada pode assustar um pouco, porém, em longo prazo é possível notar diferenças notáveis no consumo de energia.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*