Conforto térmico

O conforto térmico é uma das preocupações ao construir uma edificação, leva-se em conta os materiais que estão sendo utilizados na composição da construção.

Inicialmente, veja em qual posição ficarão as aberturas da casa; o sol nasce no leste e se põe no Oeste, entre este caminho há uma incidência maior para o Norte, uma fachada voltada para essa direção receberá mais luz durante o dia; a direção do vento, a localização de edificações vizinhas e principalmente onde cada cômodo ficará são questões cruciais para ter um clima agradável no ambiente.

conforto-termico

As paredes externas também exercem um papel fundamental no ambiente; quanto mais grossas melhor, no verão o calor não atingirá o ambiente com rapidez e no inverno sairá com lentidão.

Quanto mais aberturas, menos eficiente será o conforto térmico; as cores também são importantes: cores mais escuras absorvem mais calor. Caso a sua edificação já esteja pronta, você pode optar por soluções mais práticas, como um telhado verde, um jardim, ou telahados de cores claras; ajudam a diminuir a temperatura do ambiente.

2 respostas a Conforto térmico

  1. paschoal gracioto disse:

    Gostaria de informações se posso passar esta tinta em uma parede que receber muito calor solar.
    Muito agradecido.

    • admin disse:

      Olá Paschoal!

      Sim, a tinta branca é ideal para paredes que ficam expostas ao sol, pois elas armazenam menos calor do que outras cores.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*