Segurança na Construção Civil

A construção civil implica no desenvolvimento de diferentes tipos de atividades, envolvendo diversos profissionais e os mais variados maquinários. É preciso estar atento então, para garantir a segurança de todos os envolvidos na obra, durante todas as etapas de construção da mesma.

Reprodução: segurança na construção civil

Dados mostram que, grande parte dos acidentes e mortes ocorridas neste segmento devem-se a fatores como: atropelamentos e colisões por maquinários, rolamentos de terra, quedas de objetos e quedas dos profissionais, acidentes durante as instalações elétricas, como eletrocussões e muitos outros. Além disso, existem problemas associados à má higienização durante a obra, o que acarreta doenças aos funcionários.

Assim, para garantir a segurança de todos os envolvidos nos processos da construção civil, é preciso estar atento a fatores como: correta utilização dos equipamentos de segurança, manutenção adequada do maquinário utilizado, proteção coletiva, ordem e limpeza adequada, controle efetivo das horas de trabalho, evitando-se assim, a fatiga, e comunicação adequada entre todos os profissionais do local.

Reprodução: segurança na construção civil

Atitudes simples, como as citadas acima, contribuem para a melhoria das condições de trabalho na construção civil, e atuam de maneira efetiva na redução dos acidentes de trabalho, preservando a vida e a qualidade da mesma dos envolvidos na obra.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*