Função: Mestre de Obras

Para a realização de uma obra muitos são os profissionais envolvidos: arquitetos, engenheiros, pedreiros, eletricistas, decoradores, paisagistas e dentre muitos osutros, o mestre de obras. Mas quais as tarefas deste profissional que participa de quase todas as etapas de uma obra de construção civil?

mestre-de-obras

De maneira geral o mestre de obras tem a função de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, controlar padrões produtivos da obra e administrar cronograma da mesma. De modo mais detalhado, seguem algumas destas atribuições:

  • Analisar e discutir com o superior detalhes e instruções técnicas do projeto a ser executado;
  • Participar da instalação do canteiro de obras, definindo locais físicos conforme projeto, compor equipes, distribuir tarefas e acompanhar a realização das mesmas;
  • Monitorar padrões de qualidade da construção, verificar especificações dos materiais utilizados no canteiro de obras bem como as condições de armazenagem;
  • Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho, observando normas de segurança do trabalho;
  • Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

Assim, o mestre de obras é um profissional que deve acompanhar toda a realização da mesma, garantindo a economia de recursos finaceiros e ambientais, organização e detalhamento dos projetos e principalmente a segurança: seja dos trabalhadores, seja da estrutura da obra em si. Isto faz com o mesmo deva ter extrema qualificação profissional e experiências na área, além de receber a valorização e merecimento por tais funções.

2 respostas a Função: Mestre de Obras

  1. Jacqueline disse:

    EU ME CHAMO JACQUELINE ESTOU FAZENDO UM CURSO DE MESTRE DE OBRAS E DE DESENHISTA DA CONSTRUÇÃO CIVIL GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ESTA FUNÇÃO MAIS DETALHADAMENTE E GOSTARIA DESDE JA AGRADECER A ATENÇÃO

    • boa noite.
      é uma boa profissão só que a pessoa tem que gostar do que faz é muita coragem de encarar o incaravel porque o mestre-de-obras é o profissional responsável por fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra, desde o seu início até a sua conclusão.

      Apesar de ser uma profissão desvalorizada, a função do mestre-de-obras é de grande valor na área da construção civil.

      O mestre-de-obras, acima de tudo, lidera a equipe de operários envolvidos na obra e mantém engenheiros e arquitetos informados sobre o andamento da construção.

      Este profissional é também responsável por receber e verificar os materiais de construção.

      Não existe formação escolar específica para um mestre-de-obras, porém alguns requisitos são de fundamental importância: capacidade de liderança, boa comunicação, noção de cálculo (indispensável para fazer o orçamento da obra), e noção de desenho técnico para interpretação de trabalhos de engenheiros e arquitetos.
      obrigado

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*