Sistemas de aquecimento residencial

Linha Fina: Como aquecer sua casa no inverno.

Em grande parte do Brasil, o calor impera e as residências são equipadas com sistemas de ventilação e resfriamento. Entretanto na regiões Sul e Sudeste do país o friozinho está presente na maior parte do ano, causando desconforto aos moradores principalmente no inverno.

Para o  aquecimento da água, seja para o banho ou para lavar louças e roupas sem precisar encarar a água fria, as soluções são na sua maioria simples e econômicas. Existem três métodos utilizados para aquecer água para uma residência: o elétrico, a gás, ou solar.

O sistema elétrico é de de menor investimento, bastando comprar chuveiros e torneiras elétricas. Estes equipamentos oferecem um conforto térmico sem a necessidade de investimentos e alterações nas tubulações. Para o aquecimento a gás, é preciso investir um pouco mais, já que as tubulações são especiais e ainda é necessário comprar o aparelho para esta modalidade. Mas, apesar dos gastos iniciais, o sistema a gás é econômico, no que diz respeito a pós-instalação, trazendo benefícios posteriores.

Por fim, ainda em relação ao aquecimento de água, colocamos em destaque o sistema solar. Este exige gastos com aparelhagem, como placas de captação da energia solar, e no caso de casas prontas estão disponíveis também, os aquecedores solares. Neste caso, os retornos financeiros são amplos e duradouros, oferecendo vantagens em relação aos custos de implantação. E devemos lembrar também dos benefícios para o meio ambiente, o que implicará numa melhoria da qualidade de vida para o planeta.

Já em relação ao aquecimento do ambiente nas residências, para combater o desconforto climático causado pelo frio existem desde opções mais simples, como os aquecedores portáteis e as lareiras a opções mais sofisticadas como a instalação de sistemas de calefação por piso radiante. O piso radiante oferece um aquecimento do ambiente que pode durar todo o dia, além de manter o chão da casa aquecido e confortável.

Várias são as opções, então não sinta mais frio dentro de casa!

4 respostas a Sistemas de aquecimento residencial

  1. Eliane disse:

    Gostaria de saber se a calefação aquece o ambiente ou so o chão

    • admin disse:

      Olá Eliane!

      A calefação transmite calor ao ambiente através do chão, deixando toda a casa com um clima agradável.

  2. Doralice Moreira Diniz Costa disse:

    Estou morando em Canela-RS- e tem calefacao a gaz no apartamento de 2 quartos, e 2 banheiros, sala com radiadores a gaz, uso a coifa ligada por mais ou menos 4 horas, das 19h a 23h .
    Acho muito elevado o preco do gaz, $11,36 o metro do gaz, esse mes gastei 55 m de gaz.
    Moro com meu filho de 43 anos.
    Gostaria de saber uma maneira de economizar, o gaz, e assim diminuir meus gastos.
    Saudacoes.

    • admin disse:

      Olá Doralice!

      Dos sistemas de calefação o sistema a gás é o mais econônico. Utilizá-lo em períodos curstos e fazer a manutenção periodicamente, pode ajudar a diminuir os gastos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*