Comprar ou alugar: o que é mais vantajoso?

Há muita controvérsia quando o assunto é o sonho do brasileiro – “a casa própria”. O que será que vale mais a pena? Alugar? Comprar? Financiar a perder de vista?

Na verdade qualquer defesa extremista é ruim, porque não há unanimidade. Afinal o que prevalece é a velha máxima: cada caso é um caso. Às vezes o que não é bom para o seu vizinho, pode ser um ótimo negócio pra você.

Vamos analisar! Primeiramente você tem que fazer uma planilha (essa não é a parte mais legal do mundo, mas é necessária). Questões emocionais devem ser levadas em conta, como conforto, segurança, o bairro…etc e etc…

Algumas das coisas a considerar

Qual é a sua real situação financeira? Você se enquadra entre as populações de baixa renda? Você é daqueles que tem a renda toda comprometida e o seu salário é totalmente consumido com aluguel, contas e despesas e não sobra nada no fim do mês? Então é hora de você começar a comparar o valor do aluguel com o de uma parcela de financiamento. Se o valor do financiamento for menor que o valor pago pelo aluguel atualmente, é muito provável que o financiamento seja a melhor opção para seu perfil. Além do mais, não custa nada ver se você se enquadra no perfil do governo, o Minha Casa, Minha Vida.

Escolha com cautela Nada de sair comemorando porque o valor do financiamento é baixo e está dentro do seu orçamento. Não faz sentido algum financiar um imóvel em trinta anos se você pretende ocupá-lo por apenas cinco. Sua família pode crescer e talvez seja necessário trocar de moradia. Nesse caso, o financiamento se tornará um grande transtorno. Planeje.

Coloque na balança Quanto maior a parcela da entrada no financiamento, menor serão os juros cobrados e talvez seja possível, até mesmo, financiar o saldo devedor em menos tempo. Se você ainda não tem um valor “bacana” para a parcela de entrada, uma opção a se considerar talvez seja trabalhar mais ou poupar um pouco mais antes de ir direto para o financiamento.

O mais importante é planejar, faça perguntas, questione! Encontre um modelo que se encaixa a você e não o contrário.

comprar-alugar

Acompanhe a Joli pelo Twitter e pelo Facebook

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*