Plantas ideais para cultivar dentro de casa

Dentro de casa, expostas em charmosos vasos e locais estratégicos, as plantas trazem frescor e leveza para casa, porém nem sempre é fácil mantê-las saudáveis em ambientes internos.

Mas isso pode ser resolvido, se você escolher o tipo certo de planta para enfeitar o seu lar. Veja algumas espécies que se adaptam bem a ambientes fechados e precisam somente meia-sombra (são plantas que não recebem sol direto em nenhuma parte do dia, no entanto, precisam de pelo menos 04 horas diárias de luz indireta):

Violeta Africana – Ela precisa de bastante luz, no entanto, o sol de meio-dia não é bom para ela. Evite luz a direta. Procure deixar o vaso perto de uma janela ou lugares aonde pegam bastante claridade. O ideal é colocar água apenas uma vez por semana no inverno, duas vezes no verão, evitando encharcar, caso contrário ela acabará apodrecendo, evite também de molhar as folhas.

Antúrio – Coloque-a em um lugar bem iluminado e ventilado, de prefência onde a planta receba o sol da manhã. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra. Regue em abundância uma vez por semana, quando o vaso ficar leve, não deixe água no prato debaixo do vaso; isto faz com que as raízes fiquem enxarcadas e apodreçam.

Peixinho – Deve ser cultivada em vasos e jadineira como planta pendente, mantidos em local protegido, a meia-sombra ou com luz indireta. Não tolera geadas.
Multiplica-se por divisão da ramagem, postas para enraizar em estufas.

Lírio da Paz - O lírio-da-paz é uma planta que resiste à baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo é o moderadamente úmido (70%) . Recomenda-se que o lírio-da-paz não fique exposto ao sol direto, pois isso causa o amarelamento de suas folhas e bloqueia seu desenvolvimento.

Cheflera – A Cheflera é um arbusto que cresce muito rápido, chegando facilmente a 3 a 5 m de altura. Vão bem em locais com luminosidade moderada, sem muito sol direto. A forma de folhas variegadas (manchadas) deve ser cultivada à meia-sombra para não perder a variegação. Por isso, são boas candidatas a ficar dentro de casa, em vasos.

Tags:

15 respostas a Plantas ideais para cultivar dentro de casa

  1. onde encotro mudas de planta peixinho ?

  2. amo as plantas e gostei da dicas…..

  3. clelia costa disse:

    plantas para ambientes internos.

    -lança
    -pata de elefante
    -anturio
    -chamaedória (amo de paixão)
    -arvore da felicidade (precisa de claridade)
    -areca (tem que ver se ela foi cultivada na sombra,) se não ela fica amarelada.

    -Dica: toda vez que comprar plantas no ceagesp certifique-se se a mesma já foi descançada…(tirada do chão a algum tempo) se não ela tem uma grande chance de não se adaptar em casa.

    sou paisagista formação na faculdade de Jaboticabal e tinha uma linda loja em São carlos chamada Espaço Verde Floricultura, quase 50% das fazendas e prédio de São Carlos são projetos meu.
    A Disposição para qualquer dúvida.
    clelia.

  4. edina ramos disse:

    estou em reforma na minha.gostaria de faser um jardim do lado d dentro do muro estou pensand em clocar uns palats para pendurar as plantas me d a dica de algumas q possa tampar um pouco os palats.obrigada

  5. fabio disse:

    sou louco por plantas gostei muito desse sait e das dicas que vcs dao vcs estao de parabens

  6. fabio disse:

    gostaria de receber dicas de como cuidar das minhas plantas dentro de casa e fora se posivel enviar no meu email muito obrigado que deus abençoe a todos vcs

  7. Eliandra Mara Ruiz disse:

    Estou precisando de dicas de plantas para meu quintal, tenho um quintal nos fundos de minha casa de 5 x 3m fiz um piso intertravado e deixei jardineiras nos 3 lados 3m, 5m e 3m de 30cm de largura e ficam encostados no muro, o quintal não bate quase nada de sol, apenas um pouquinho pela manhã mas não alança o local das jardineiras, gostaria de plantas baixas com flores rosa ou lilás pois minha filha de 5 anos está me pedindo e que forescence bem durante o ano e não precisa-se de muitos cuidados pois estou começando agora a cuidar de plantas…rsrsrsr

  8. Cristina Maria Dias de Souza disse:

    Tenho uma garagem coberta, gostaria de colocar plantas que não precisem de sol diretamente, apenas claridade. Vou comprar várias jardineiras, para plantar o que é necessário e os nomes das plantas, sou marinheira de primeira viagem e agora me deu vontade de plantar, para tornar a vida mais interessante.

  9. percival dalaqua disse:

    Adorei as dicas , plantas interiores e exterior, plantas no torrão tem que ter um tempo para adaptação , morre muito ,muito cuidado ao comprar , bom adquirir plantas em vasos , e que tenha algum tempo no vaso , essas informações é muito importantes, grande abraço

  10. SANDRO LUIZ FURTADO disse:

    gostaria de saber qual a prante frutifera que pode ser cultivada dentro de ambiente fechado

    • admin disse:

      Olá Sandro, Romãnzeiras, limoeiros, jabuticabeiras e pitangueiras cultivadas em vasos são ótimas opções de plantas em ambientes fechados.

  11. ana izaura araujo disse:

    Preciso descobrir uma planta que se adapte a um local de baixíssima luminosidade.
    Final do corredor de um condomínio, há mais ou menos 2 m de distância da última entrada de luz. O local chega a apresentar uma discreta penumbra.
    Gostaria que me desse retorno em meu endereço eletrônico.
    Obrigada!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*